terça-feira, 19 de janeiro de 2010

PEQUENAS ATITUDES, GRANDES BENEFÍCIOS




Semana passada estava conversando sobre aspectos relacionados à sustentabilidade, esse nome complicado, que tem sido usado mais e mais. Para quem assistiu o filme do ex-Vice Presidente Americano (Al Gore – Uma Verdade Inconveniente), viu o tamanho do problema que estamos todos criando. Por mais insensível que seja uma pessoa aos aspectos relacionados ao Planeta, não dá para ignorar o problema. Ele existe, é presente e muito sério. Para quem tem filho, entende o amor e o carinho especial que temos para com eles e o tanto que queremos que tudo dê certo; mas como será a vida dos filhos deles ? Ou dos filhos dos filhos deles ? 
Particularmente me preocupo. 
Não sou um daqueles “xiitas” da ecologia, mas sou inteligente o suficiente para enxergar o problema e me preocupar. Há tantas coisas bonitas nesse nosso planeta que não vale a pena o egoísmo de destrui-lo para as próximas gerações. 
Um indicador bastante interessante é o que se consegue no site www.myfootprint.org . 
Uma ONG que criou um questionário de 27 perguntas e consegue medir o quanto você está consumindo do planeta; só para sustentar o seu estilo de vida. Muito interessante. Convido todos a fazerem. 
De meu lado, uma medida (muito simples) concreta que adotei há algum tempo são as sacolas ecológicas dos supermercados (as do Carrefour são melhores que as do Pão de Açúcar, pois são bem resistentes e maiores !). Ao adota-las ganhei duplamente. Como sou eu mesmo que tenho que descarregar o carro quando volto das compras, antes, tinha dezenas de sacolas para tirar (já reparou a capacidade que os empacotadores tem de, às vezes, colocar 1 ou 2 coisas em cada sacola ?!) e agora, com 5 ou 6 resolvo toda a minha compra semanal. 
Uma pequena atitude que acaba gerando grandes benefícios. Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário