sexta-feira, 31 de agosto de 2012

EXCELENTE AÇÃO DE MARKETING - SPOLETO


Meu assunto de hoje é MARKETING e a enorme “virada de mesa”  que a rede de fast food SPOLETO (http://www.spoleto.com.br/) deu nesses últimos dias.

Quem nunca foi comer á e ficou meio constrangido pela forma de ser atendido ? Todos, né ?

O treinamento deles visa agilidade num formato de preparo dos pratos que dá muitas opções e deixa qualquer um meio tonto. Seus atendentes-cozinheiros, na ânsia de agilizar, pressionam o cliente de uma maneira que eu, particularmente, não gosto. Mas acho uma boa opção para comer de vez em quando  e sigo indo lá.

De outro lado tem a turma do Kibeloco (http://kibeloco.com.br/), um site de humor bastante conhecido e que teve grande sucesso recente com as imitações da Presidente Dilma. Esses vídeos eram tão divertidos que acabaram chamando atenção da equipe de programas da TV Globo e foram incorporados aos artistas da emissora. Nem sei bem em qual programa estão, mas acho que é na versão atual do Casseta e Planeta. Pois bem, com essa “perda”, o Kibeloco criou um novo quadro chamado PORTA DOS FUNDOS, com o humorista Fabio Porchat à frente. Os vídeos são legais (o do Batman é muito bom, assim como o da Ku Klux Klan, lançado recentemente). Mas certamente o que mais me fez dar risada, foi justamente o que mostrava uma cliente tentando almoçar “numa lanchonete de macarrão”. Claro que eles tomaram cuidado para não falar diretamente do Spoleto, mas nem precisava. A sátira é hilária e representa mesmo a forma de agir do atendente da rede. Veja o vídeo:


Originariamente esse video estava no ar com o nome FAST FOOD.

Pois bem, o que aconteceu ?

De um lado, aconteceu de o vídeo ter mais de 750.000 visualizações no YouTbe (foi colocado no ar em 13/agosto). De outro lado, a rede, ao identificar o assunto, tomou um caminho bem diferente do esperado pela maioria das pessoas. Ao invés de acionar advogados, entrar com mandatos, pedir para tirar o vídeo do ar, etc (como alguns artistas e empresas fazem nesse tipo de situação), foi pelo caminho inverso. Procurou o pessoal do site e os contratou !

Literalmente fez do “limão uma limonada”, numa ação de marketing bem interessante.

Pediu para que assumissem que o vídeo se chame Spoleto mesmo (por isso incluiram o nome logo no frame inicial) e encomendaram uma continuação: Spoleto-Parte II. Assumiram a crítica e encomendaram essa continuação (também hilária) e estão aproveitando da popularidade da ação viral. Com bem menos tempo no ar (entrou dia 29/agosto !), o “parte II” já teve 400.000 visualizações e o assunto foi manchete de vários veículos de comunicação :

Exame: “Criticado, Spoleto lança resposta bem humorada em vídeo”
Meio & Mensagem: “Spoleto tira proveito de viral irônico”
Terra: “Rede de fast-food responde paródia na mesma moeda e vira jogo”
Época: “Spoleto inova e transforma piada em viral”
Blue Bus: “Spoleto leva numa boa a crítica bem humorada no YouTube e faz açao de marketing na sequência”
Administradores.com: “Inimigos, melhor tê-los por perto: a lição do caso Spoleto / Kibe Loco”
Mundo do Marketing: “Criticado, Spoleto lança resposta bem humorada em vídeo”
Zero Hora: “Spoleto usa vídeo viral a seu favor”

Complementando a ação, a rede associa aos vídeos, o seguinte texto: 
" Isso jamais deve acontecer. Mas às vezes foge ao nosso controle... Se você foi mal atendido no Spoleto, conte pra gente, e nos ajude a melhorar. Escreva para: sos@spoleto.com.br . Siga o Spoleto: https://www.facebook.com/Spoleto  | https://twitter.com/spoleto. "

Eis o vídeo da Parte II:


Realmente é um case e estão de parabéns no Spoleto. Souberam mesmo agir rapidamente e de maneira surpreendente.

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