segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

DESTRUIÇÃO DE IMAGEM


Não me conformo e por isso escrevo esse post. Sempre tive a Localiza, com uma imagem de empresa superior. Superior em serviços, superior em equipe, superior em atendimento, superior nos  sistemas, superior em qualidade. Mas, percebo, estava enganado.

A empresa se tornou uma operação tão grande (a 5ª maior do mundo ?) e com isso os clientes passam a ser um “mero detalhe”. Especialmente clientes individuais, mesmo que tenham contratos mensais, fidelizados, de locação. Pode ser que as grandes corporações, com enormes frotas terceirizadas, sejam tratadas de maneira diferente. Quem sabe ?

Em julho do ano passado contratei uma locação permanente, mensal. Foi dia 6. Uma locação mensal pressupõe (para mim, pelo menos) pagamentos mensais na mesma data e, por isso, em minha inocência (?) de cliente, imaginei que todo dia 6 teria a mensalidade debitada em meu cartão. Afinal, é uma mensalidade e o mês vence no mesmo dia.

Não para a Localiza !

Para a Localiza o mês vence 30 dias depois da retirada do veículo, então, a data da “mensalidade”, para eles, varia. Até aí não há problema, mas o problema começa quando, por conta disso, mudam, aleatoriamente, a data de débito no cartão do cliente, gerando um problemão: ser cobrado DUAS VEZES dentro do mesmo ciclo do cartão. Nem todos podem ter disponibilidade financeira para esse choque do DOBRO DO VALOR na mesma fatura !

Eu não tinha, mas tive que me virar.

Foi o que aconteceu. Durante 4 meses tudo funcionou bem até que no 5º decidiram antecipar e causar o problema. Mas tinha conserto, certo ?

Como foram avisados a tempo (pelo cliente), poderiam ter estornado 1 das cobranças e emitido novamente, no dia combinado.

Não acharam essa opção viável. Aliás, não deram NENHUMA SOLUÇÃO, então o cliente teve mesmo que pagar as duas cobranças.

Mas, podemos achar uma solução para as próximas cobranças, pensei eu.

Estava enganado !

Foram dias e dias; emails e mais emails; mensagens de whatsapp e mais mensagens de whatsapp; conversas mais tensas, outras mais amenas, mas a Localiza insiste que NÃO TEM COMO COBRAR A MENSALIDADE SEMPRE NO MESMO DIA.

Dá para acreditar ? a 5ª maior do mundo não consegue fixar uma data de cobrança ?

Eles dizem que não conseguem. Eu não acredito !

Alguns funcionários envolvidos nas tratativas também não entendem.

É impensável isso, não ? Cada mês cobra a mensalidade numa data diferente ! Absurdo.

E, acredite, NÃO HÁ SOLUÇÃO !!!!! Se quer alugar na Localiza, assim que é !

Se as coisas não pudessem piorar, elas pioraram.

Dois dias atrás recebemos uma multa, indevida é verdade, mas recebemos. Até aí, nada de mais, afinal milhares e milhares de brasileiros são “canetados” de maneira injusta e indevida por agentes de trânsito que se acham acima da lei. Mas a forma como a Localiza age, surpreende. De novo, de maneira negativa, destruindo ainda mais a imagem dessa empresa.

Toda notificação de multa apresenta um prazo para recurso e indicação de condutor e apenas depois de decorrido esse prazo, vem a cobrança.

Não para a Localiza !

Num dia, nos informam sobre a notificação. No mesmo dia, contesto, comento porque a multa é indevida, apresento evidências e aviso que vou recorrer. 

E a providência que a Localiza toma, imediatamente foi........cobrar a multa !

Nem deu tempo de agradecer minhas informações, ou providenciar documentos para que eu possa recorrer. Nada disso ! Apenas correram a cobrar a multa; e claro, amparado pelo contrato que agrega 20% de “taxa de administração da multa”.

Realmente é complicado !

É claro que, como locatário de automóvel, sou ciente que qualquer multa deve ser paga. Isso é lógico e, baseado na ética, nem precisava estar em contrato. Mas cobrar antecipadamente ??

Tudo isso com troca de mensagens (emails) com o setor de Atendimento ao Cliente. Ou seja, não é contato com pessoas não capacitadas para agir no problema. São a equipe certa para isso.

Agora estou esperando os documentos que eles tem que me mandar para exercer o direito de recurso da infração. E, depois, claro, dependendo do recurso, tentar receber de volta o que a Localiza cobrou tão apressadamente.

De verdade, como disse no início, quem sabe o errado sou eu pensar que sou o cliente que interessa à empresa. Certamente não passo de uma gota no oceano de clientes deles. Mesmo com a fidelidade, mesmo com a contribuição mensal do valor cobrado, mesmo com tudo isso, deve ser mais vantajoso apenas se preocupar com as grandes contas.

Lamento. 

Lamento muito pois existem funcionários em lojas, no atendimento corporativo e até mesmo (alguns) na Central de Relacionamento, que trabalham com interesse em manter o cliente. Que concordam que certas posturas não fazem sentido, mas o “poder maior” da organização é que determina os rumos desse relacionamento.

Tinha uma imagem ótima e, confesso, em todo meu histórico de locação de veículos (e olha que com 58 anos já loquei muito !), 100%, isso mesmo, TODAS as minhas locações eram com eles. Pena abalar assim a imagem.



Fonte das imagens usadas nesse post: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Logotipo_da_Localiza_em_2014.png 
https://www.acidadeubatuba.com.br/noticia_static/1607/uma-gota-no-oceano/

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