terça-feira, 16 de novembro de 2010

FILMES DO FINAL DE SEMANA-BOAS DICAS


Final de semana muito rico em filmes, tanto em DVD como no cinema. Comecemos com o que é realmente bom e recomendável, pela ordem de minha preferência nesse final de semana:


A Verdade e só a Verdade (Nothing But the Truth, 2008) : A história de Rachel Armstrong (Kate Beckinsale  que já atuou em Temos vagas, Click, O aviador e Pearl Habor), uma jovem repórter da secção nacional do Capitol Sun-Times, um dos mais importantes jornais diários de Washington.  Rachel escreve um artigo explosivo, revelando a identidade de uma agente da CIA sob disfarce, Erica Van Doren (Vera Farmiga - Amor sem escalas, A órfã, O menino do pijama listrado, Os infiltrados), que ao ser publicada desencadeia um verdadeiro vendaval, levando o Governo a pedir a identificação da fonte de Rachel.

Com o apoio do seu editor, Bonnie Benjamin, do advogado do jornal, Avril Aaronson e do marido, Ray, Rachel desafia o carismático e decidido Procurador, Patton Dubois (Matt Dillon). Quando Rachel também se recusa a revelar a sua fonte ao Juiz Distrital, este acusa-a de desrespeito pelo Tribunal e manda-a para a cadeia, afirmando que só ela tem o poder de sair da cela e que o tempo a passar no Centro de Detenção a ajudará a percebê-lo.

A história segue a dura experiência de Rachel atrás das grades, lutando por um ideal no qual acredita, bem como a luta legal empreendida pelo seu advogado, Albert Burnside (Alan Alda - M*A*S*H, O aviador, Do que as mulheres gostam), que cita a Primeira Emenda da Constituição, quando leva o caso ao Supremo Tribunal de Justiça. Mas todos estão ansiosos por saber: quem é afinal a fonte e porque razão está Rachel disposta a sacrificar-se para a proteger? O final surpreende.

Seguem-se assassinatos, traições e muitas surpresas.

Apesar de o filme não ser baseado em fatos reais, não faz muito tempo que os Estados Unidos se viram diante de situação semelhante.

De todos os filmes que assisti no final de semana, sem dúvida esse foi o melhor deles. Recomendo.

O segundo da lista de filmes excelentes que assisti (e recomendo) é Ameaça Terrorista (Unthinkable, de 2010). O tema (apesar de ser ficção) não pode ser mais atual, com a neura dominante nos Estados Unidos e o constante “abuso de poder” cometido por aquele País em nome da “segurança nacional”.

Trata-se de um thriller psicológico bastante tenso, centrado nas operações secretas de interrogatório conduzido pelos órgãos de segurança.

Um americano convertido ao Islamismo, Steven Arthur Younger
(interpretado por Michael Sheen  de Tron, Diamantes de Sangue, Frost/Nixon, A Rainha) envia um vídeo divulgando ter plantado 3 bombas atômicas em solo americano e dando um prazo para verem atendidas pelo Governo algumas exigências. Logo se instala um centro de “interrogatório” comandado por militares e agentes do FBI, sendo que entre eles destacam Henry Herald 'H' Humphries (Samuel L. Jackson), o “especialista em interrogar terroristas” e a agente Helen Brody (Carrie-Anne Moss da trilogia Matrix e Amnésia).

O filme é violento e tenso pois o “especialista” é bem “sem noção” naquilo que faz, chegando a absurdos (daí o nome do filme – unthinkable – “impensável”). Assistindo o filme e com todas as “medidas de segurança” vigentes naquele País, especialmente para (qualquer) estrangeiro,  dá para ficar na dúvida sobre o que é/pode ser ficção e realidade.


O terceiro filme assistido fo. O solista (The Soloist, 2009).

O filme é baseado na história real do prodígio musical Nathaniel Ayers (Jamie Foxx de Código de conduta, O reino, Miami Vice, Ray, Colateral), que desenvolveu esquizofrenia no seu segundo ano na famosa escola de artes performáticas Juilliard, de Nova York. Ayers acabou como sem-teto nas ruas do centro de Los Angeles, onde toca violino e violoncelo. O jornalista Steve Lopez (Robert Downey Jr. - Homen de ferro, Sherlock Holmes, US Marshalls)  precisa de novas histórias para sua coluna no jornal Los Angeles Times e descobre Nathaniel nas ruas. Identificando seu dom e qualidade musical, resolve investigar seu passado e se aproxima dele, tentando ajudar. Enquanto faz isso, vai gerando assunto para sua coluna (que mais tarde acaba virando um livro – argumento do filme).

Ótima, como sempre, atuação de Jamie Foxx.

Completa o elenco principal a editora de Steve Lopez interpretado por Catherine Keener (Capote, O virgem de 40 anos).

Finalmente, com direito a pôster e comentário, assisti (no cinema) RED (Aposentados e Perigosos, 2010) que traz um elenco de altíssimo nível com estrelas como Bruce Willis (Duro de matar), Morgan Freeman (Invictus, Antes de partir, Batman, A volta do todo poderoso),John Malkovich (Joanna Darc, Conair, Queime depois de ler, O homem da mascara de ferro),  Helen Mirren (A rainha, Refém de uma vida, Intrigas de estado) e Mary-Louise Parker (das séries Weeds e The West wing). O filme mistura muita ação e um pouco de bom humor (não diria comédia). De certa forma lembra o filme Cowboys do Espaço dque em 200 juntou Clint Eastwood, Tommy Lee Jones, Donald Sutherland e James Garner em uma temática similar ambientada no “universo” das viagens espaciais.

Mais uma adaptação de HQ. O filme é sobre um ex-agente da CIA (Willis) que se torna alvo da agência numa operação de “queima de arquivo”. Vivendo uma tranqüila aposentadoria, sua grande diversão é manter um relacionamento platônico com a agente do Serviço Social que lhe envia o cheque da aposentadoria mensalmente, vivido por Mary-Louise Parker. Porém, ao perceber que está sendo caçado, parte em busca de ajuda para resolver o problema. Seus ex-colegas de serviço (Freeman, Malkovich e Mirren) vão ajuda-lo a resolver a situação e sobreviver.


No texto original, isso deflagra uma guerra entre o homem e seus exs-empregadores; na adaptação isso também acontece, mas ele recorre à sua velha equipe (Freeman, Malkovich e Mirren) para assisti-lo.

De todos é o mais "fraquinho" mas não deixa de ser um passatempo.

A nota triste (e por isso nem coloco cartaz) fica por conta de O bem amado, filme nacional que finalmente aluguei e tentei assistir; mas não consegui ! Tinha grande esperança que fosse um bom filme, mas não achei. Chato, cansativo, exagerado, enrolado e com interpretações ruins é o mínimo que posso dizer. Por isso, definitivamente NÃO recomendo.

Abs........



Fontes: http://cinema.sapo.pt/filme/nothing-but-the-truth/detalhes#sinopse, http://www.iwatchstuff.com/2008/12/08/nothing-but-truth-poster.jpg, http://www.imdb.com/title/tt0914863/, http://www.nt2099.com/J-ENT/DVD/unthinkable-a.jpg, http://www.imdb.com/title/tt0821642/, http://www.imdb.com/name/nm0004937/, http://www.imdb.com/name/nm0000375/ , http://www.imdb.com/name/nm0001416/ , http://www.imdb.com/name/nm0000545/ , http://www.imdb.com/name/nm0000571/ , http://www.imdb.com/name/nm0000518/ , http://www.imdb.com/name/nm0000151/ , http://www.interfilmes.com/filme_20329_o.solista.html , https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrj_OnOFNkjuz9Ig7LCkJqMwfNxhE9w0OIJxrw4_JEhpgMrKWfNywGPIdrsAjmWQ35whK0s7P52gAgwVQNN6DAmDFZA1-yvJopBZHpIJOIY5Y4MAEd-gfmiXbKM2jddYg7mN60QotonmE/s1600/o-solista.jpg , http://www.thebest.blog.br/critica-do-filme-red-aposentados-e-perigosos/ , http://i4.imageban.ru/out/2010/10/14/09f81280fcc227f88aae881831afa3f3.jpg




Nenhum comentário:

Postar um comentário