terça-feira, 27 de março de 2012

TRISTE BRASIL-GOVERNO PUNE QUEM NÃO USA O SISTEMA OPERACIONAL QUE ELE QUER



Veja só:

1.    A Folha de São Paulo (26/maio/2009) informa que em Maio/2009 tínhamos no Brasil 56 milhões de computadores. Na mesma matéria (que apresenta dados do mercado de TI, baseado em pesquisa da FGV) há previsão de chegar a 100 milhões de computadores em 2012. 

2.  A matéria do R7 ( http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/numero-de-computadores-no-brasil-deve-duplicar-ate-2014-20100415.html ) confirma a previsão da FGV em 100 milhões de máquinas em 2012.

3.   Já a pesquisa atualizada em 2011 (http://tobeguarany.com/internet_no_brasil.php ) aponta que em 2010, 2,2% dos navegadores utilizados eram Safári. Considerando que esse é o “navegador padrão” da Apple (apesar de ser possível rodar outros navegadores no Apple)

Podemos calcular portanto, MINIMAMENTE, que atualmente temos mais de 2 milhões de pessoas no Brasil, cidadãos, pagadores de impostos, que usam Mac como máquina.

Porquê todos esses cálculos ? Por causa do “Certificado Digital” que já foi assunto aqui nesse blog 
( http://blogdobrands.blogspot.com.br/2011/11/certificado-digital-x-usuarios-de-mac.html ) e agora, depois de 90 dias tentando passar a “procuração eletrônica” no site eCAC da Receita Federal, sem sucesso, recebo email do “suporte” dizendo que não funciona mesmo com Sistema Operacional OS. 

Veja a mensagem que recebi, na íntegra, no dia de hoje:

Prezado Contribuinte ,

Esclarecendo o que ocorre é que não é ofericido suporte ao Sistema MacOs, o Senhor podera seguir os procedimentos como dito mais caso não consiga terá que usar Sistema Windows ou Linux, pois como dito não há suporte para o Sistema que o Senhor usa.

Atenciosamente,


Suporte Técnico

Quem assina é suporte.sp@receita.fazenda.gov.br .

Sinceramente não consigo me conformar.

Cheguei a esse ponto depois de perder horas tentando passar a procuração, horas no telefone da Receita que me mandou ir na agencia. Fui e perdi mais um tanto de tempo para ser informado que era no “suporte” que teria meu problema resolvido. Dado o contato, começou uma troca de emails que durou do dia 16/março até hoje. Vários prints de tela foram e voltaram e, no final, eles já sabiam a resposta: o sistema deles não é homologado. Como pode ?

Já havia feito uma reclamação na OUVIDORIA da Receita Federal, que não deu nenhum retorno ao caso e vou fazer novamente.

Como empresário (micro), que pago meus impostos (tanto como pessoa física como jurídica), acho um tremendo absurdo que o Governo imponha esse Certificado Digital (que custa “um dinheiro”) e depois o site deles não funciona com todos os sistemas operacionais e programas e equipamentos que são vendidos legalmente no Brasil. Minha máquina não tem nada que não seja legal, oficializado !

E agora ? O que eu faço ?

Na certa o governo quer que eu compre um PC só para fazer as transações no site eCAC (pelo menos foi o que entendi da mensagem que o “suporte” me mandou).

De um lado se fala na nossa modernidade, avanço e tudo mais. Só que, na minha opinião, isso é um tremendo atraso de vida. Não me conformo, mesmo!

Isso parece uma situação inadmissível de “reserva de mercado”, protecionismo, preferência, o nome que quiser dar, para privilegiar uma marca. E não me venha argumentar que se eles tem 97,8% do mercado então temos que adota-la. Onde está a liberdade de consumo.

E, insisto, meu equipamento foi legalmente comprado no Brasil. Como pode?!

Esse nosso Brasil, é mesmo triste. Cadê as providências da DILMA ? Socorre os que pagam os impostos, por favor !!





Nenhum comentário:

Postar um comentário