terça-feira, 20 de novembro de 2012

ARGO – SE NÃO FOSSE VERDADE SERIA DIFÍCIL ACREDITAR


Um dos últimos filmes a estrear foi ARGO (ttp://www.imdb.com/title/tt1024648/), baseado em documentos secretos do governo americano, liberados para consulta pública há poucos anos atrás. O filme é dirigido e estrelado por Ben Affleck (http://www.imdb.com/name/nm0000255/ ) que tem se firmado cada vez mais como diretor. Conhecido como ator em Pearl Harbor, A Soma de Todos os Medos, Gênio Indomável e muitos outros filmes, Ben Affleck tem começado a mostrar grande competência atrás das câmeras.

A história de ARGO se passa nos anos 80 e retrata uma inacreditável operação secreta conjunta dos governos Canadense e Americano para resgatar um grupo de 6 funcionários da embaixada Americana em Teerã. Lembremos que logo após a queda (em 1979) do chá Reza Pahlevi no Irã, com a chegada ao poder do ultra radical Aiatolá Khomeini, a população enfurecida invade a embaixada Americana e faz refém todos os seus 52  ocupantes, funcionários diplomáticos daquele governo. A ocupação durou 444 dias e foi um marco na história recente.

Foi por causa dessa ocupação que o governo americano mudou sua forma de treinar equipes especiais. Uma equipe da DELTA FORCE, quadro de elite do exército americano, se meteu numa missão frustrada de resgate desses reféns. Numa operação cheia de problemas, dois helicópteros bateram (um no outro) durante o vôo noturno sobre o deserto a caminho de Teerã. Essa história é, e sempre foi, amplamente conhecida.

A história retratada em ARGO não !

Com a liberação dos documentos, ficou-se sabendo de maneira mais ampla que 6 funcionários conseguiram fugir da embaixada na hora da invasão. Usando uma saída lateral e misturados a um grupo de iranianos, eles conseguem fugir e buscam abrigo na embaixada Canadense. Mesmo correndo grandes riscos, o embaixador os acolhe e começa haver a montagem de um plano para tira-los de lá.

Um especialista (espião) em “extração” (retirada de pessoas de ambientes controlados por inimigos), sugere ao governo americano montar a farsa de uma equipe de filmagem que vai ao Irão, fazer um filme e dá um jeito de colocar esses 6 como parte integrante da equipe de filmagem.

A história é mesmo incrível e se não fosse saída de documentos secretos do governos, não seria possível acreditar que fosse possível. Mas aconteceu !

O filme é muito bom. Tem ótimos atores como Alan Arkin (http://www.imdb.com/name/nm0000273/ ), ganhador de Oscar, John Goodman (http://www.imdb.com/name/nm0000422/ ), ganhador de Globo de Ouro, Victor Garber (http://www.imdb.com/name/nm0001255/ ), artista ultra conhecido no meio teatral, ganhador de prêmios Tony e que atuou em Milk e Titanic, entre outros. O mais impressionante do filme, na minha opinião e de algumas críticas que li, é a ambientação. A história se passa na Teerão do início dos anos 80 e tudo foi muito bem feito para reproduzir a época.

Enfim, trata-se de um daqueles filmes de época, muito bem feitos, com uma história bem legal (e verdadeira) e excelentes atores. Mesmo sabendo todos esses detalhes (que fazem parte das sinopses que se lê por aí do filme), ainda tem muita coisa para conferir e o filme é repleto de tensão. Aproveitem. Abs.




Nenhum comentário:

Postar um comentário