sexta-feira, 19 de março de 2010

IMPORTANTE DOCUMENTÁRIO


















No Oscar desse ano, o filme que ganhou na categoria "Documentário" foi The Cove.

Uma excelente descrição do filme está no blog http://wethebeggars.blogspot.com/2010/03/cove.html . O autor desse blog escreve:

The Cove (A Angra, em tradução literal) é um filme extremamente forte. Apresentando uma situação que muitas pessoas nunca tinham ouvido falar. Ele impressiona, choca e emociona o espectador.

O filme documenta a história de Rick O’Barry, ativista que começou a sua carreira como o treinador dos golfinhos utilizados no programa de televisão Flipper. Após a morte do golfinho, devido à uma depressão causada pela vida em cativeiro, o treinador decidiu desmascarar os abusos feitos aos cetáceos que vivem em cativeiro e, também, parte em uma missão para  derrubar as indústrias que massacram milhares desses animais por ano.

Não sou "ativista de carteirinha", mas de todas as causas mundiais, uma das que mais chamam minha atenção é contra a pesca de baleias, tão ferozmente defendida pelo Japão. Sinceramente não consigo entender como um povo e uma cultura tão ricos e respeitáveis, seguem defendendo algo indefensável .

Segue o autor daquele blog: The Cove foca no que acontece em Aijira, uma pequena cidade no Japão, onde a indústria pesqueira de golfinhos pratica atrocidades e, aproveita a alienação da população, para ganhar muito dinheiro de modo anti-ético. O filme levanta informações sobre o mercado de pesca no mundo e para onde estamos indo com esse consumo desenfreado, além de mostrar, também, os riscos do consumo de carnes contaminadas com níveis alarmantes de mercúrio, outro fato que foge do conehcimento da população.

A forma como esse documentário foi feito lembra (pelo menos para mim) um pouco de Fahrenheit 9/11 de Michael Moore e também o An Inconvenient Truth de Al Gore. Há cenas documentadas de ações típicas de filme de espionagem, invasões de áreas probibidas, situações de "quase prisão", perseguições, ameaças, etc. Tudo isso está no filme.

Como finalizou o autor do blog que citei:  Isso é jornalismo investigativo em sua melhor forma.

Devemos fazer essa mensagem atingir o maior número de pessoas no mundo e com isso ajudar a conscientização geral.

Parece que o filme não tem nem previsão de estrear no Brasil e por isso deve ser visto na web mesmo. No link http://www.megavideo.com/?v=0YSHMRF0 é possível assitir o filme. O site funciona como o YouTube (streaming video). Espero que gostem e ajudem a divulgar a causa. Abs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário