Ontem, dia dos Pais, fui convidado pelo meu filho (cinéfilo total !) a assistir A Origem (The Inception). Era seu presente especial. O local: a sala IMAX no Shopping Bourbon.
Claro que fiquei empolgado pelo convite, mas preocupado pelo filme que vinha pela frente. Já tinha assistido algumas vezes ao trailer do filme e, confesso, não tinha gostado. Não esperava muito (mas isso também aconteceu comigo em relação à Avatar !).
E lá fomos nós ver o filme. E QUE MARAVILHOSA SURPRESA !
O diretor do filme, Christopher Nolan, é muito fera. Ficou em evidência com Batman - O Cavaleiro das Trevas, mas já tinha feito dois filmes muito bons: Insônia e O Grande Truque (duas fortes recomendações !).
O filme, escrito pelo próprio Nolan conta a estória de Dom Cobb (Leonardo DiCaprio), uma espécie de espião que, junto com sua equipe, entra nos sonhos de seus alvos e aproveitam o estado vulnerável da mente da pessoa e roubam os segredos desse indivíduo. Após uma operação dar errado, Cobb é convidado a tentar um último golpe, mas diferente do habitual, ao invés de roubar uma ideia, ele terá de plantar uma.
Por mais que pareça absurda, a estória é muito bem escrita e muito bem contada. Mas o filme oferece muito mais.
Ao longo dos seus 148 minutos, o espectador se diverte com vários gêneros: ação (e muita !), romance e ficção.
Ao mesmo tempo que o filme tem todas as características daqueles típicos filmes de assalto (planejamento, equipe sendo montada, execução cheia de suspense e ação), ele também mostra um lado de romance que emociona e faz chorar.
Havia ouvido falar sobre a dificuldade em acompanhar o filme (por ser complexo demais), mas não senti isso. Claro que tem que prestar atenção, mas a estória envolve tanto que é fácil segui-la.
Uma característica interessante do diretor Nolan é que ele não apela para computação gráfica. Segundo especialistas, ele prefere usar efeitos práticos. Esse detalhe, torna cenas como a do corredor do hotel ainda mais impressionantes do que vemos na tela, pois ficamos imaginando como que ele conseguiu fazer isso de verdade.
O elenco é muito bom pois além de Leonardo DiCaprio (que a cada filme melhora), tem o ultra competente Ken Watanabe (de O Último Samurai, Batman Begins e Cartas de Iwo Jima), Michael Caine , Joseph Gordon Lewitt, Marion Cotillard - ganhadora do Oscar por Piaf, Cillian Murphy, entre outros.
O final do filme guarda uma surpresa bem interessante e, por causa dela, quem sabe, vale a pena voltar e ver novamente o filme. Quem sabe, durante o filme, não tem alguma dica que passou desapercebida.
Esse é um programa que eu recomendo fortemente. Abs......
Fontes:
Imagem: http://1.bp.blogspot.com/_bZz7MHUjHlc/TF9gZJ0nFUI/AAAAAAAAARk/gl6B8-SWdaM/s1600/inception_poster2.jpg / Texto: http://wethebeggars.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário