quinta-feira, 12 de maio de 2011

TAM - SÓ FICA PIOR - SAUDADE DO CMDTE ROLIM

Que nossos aeroportos estão um caos, todos sabemos. Que viajar de avião atualmente é muito menos “glamouroso” que de ônibus, também sabemos. Que as grandes companhias “desaprenderam” como tratar bem seus clientes também sabemos, mas porquê a TAM é tão incrivelmente RUIM para atender seus clientes ?

Ontem fiz o vôo Congonhas-Goiânia-Congonhas. Estava sem nenhuma bagagem e por isso fiz o check-in no terminal automático, de auto-atendimento. Tudo simples e rápido; depois......

Em Congonhas tem sempre “aquele negócio” de anunciarem o portão e quando todos estão lá, prontos, esperando, vem o famoso aviso que “devido a reposicionamento da aeronave, o portão mudou”. E nunca muda para o portão ao lado !!

Ao fazer o check-in, o sistema me oferece para já fazer o check-in da volta. Aceito, marco meu assento e viajo tranqüilo.

Quer dizer, naquela base da “lata de sardinha” pois o avião que estava quase lotado, ficou super-lotado com os vários tripulantes que “pegam carona”.

Na hora de voltar, no aeroporto de Goiânia, um tremendo caos. Todos amontoados em uma sala de embarque ridícula, sem cadeira para as pessoas que se acotovelam formando a fila para o embarque.  Como estava com assento marcado e sem bagagem que me obrigasse a “brigar” pelo espaço no compartimento sobre as poltronas, relaxei.

A fila era imensa e pouco antes de começar o embarque, vem o aviso : “Informamos que nesse vôo os assentos serão livres”.

Como assim ?? Mas eu marquei o assento que queria e agora que nem na fila estou, vou ter que amargar, de novo, um assento do meio ??!!

Fui perguntar e o funcionário informa que isso é porque mudaram de aeronave. Era para ser um A320 e mudou para um A319. Absurdo, mas fazer o quê.

Ao entrar na aeronave, constatei o maior dos absurdos. Quando fiz o check-in e escolhi o assento, a aeronave (A320) tinha uma configuração de 3 poltronas de cada lado e a aeronave na qual acabara de embarcar (A319) tinha o quê ?

A mesma configuração !!!!

Então porquê não respeitar os clientes ?

Ao chegar em Congonhas, por volta de 21:00hs, ainda mais um acontecimento bizarro. O comandante conduziu a aeronave na pista até o finger de desembarque. Ao parar a aeronave, “naturalmente” todos os passageiros já levantaram (mesmo antes do aviso de “apertar cintos” desligar). Passados alguns segundos o comandante pede desculpas e informa que será feito novo “push-back” para colocar a aeronave no lugar.

Tiveram que manobrar a aeronave ! O cara errou a vaga !!

Juro que nunca vi isso e, é claro, nem adiantou pedir para todos sentarem. Fizeram tudo isso com os passageiros em pé.  Cadê o treinamento ??

Isso é a TAM de hoje em dia. Saudades do comandante Rolim que entendia de fidelização.



Fontes: http://xtudo.net/wp-content/uploads/2011/01/TAM.gif, http://www.anfibia.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/09/15-09irritado.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário