segunda-feira, 12 de setembro de 2011

CICLOS – MAIS UM


Aprendi e compreendi, não faz muito tempo, que a vida é feita de ciclos. Mesmo no ambiente profissional, vivemos ciclos. Não há mais esse conceito de estar empregado na empresa X ou prestar serviço para a empresa Y; são ciclos de dedicação à essa ou àquela empresa ou projeto.

Estou começando a finalizar um dos meus. Por 4 anos e meio, meu último ciclo, de dedicação exclusiva, foi em Aparecida e os últimos 2 anos e meio na Editora Santuário . Uma Editora de 110 anos de tradição, muito focada no segmento religioso. Vim para a empresa com o objetivo de ajudar no departamento comercial e montar o departamento de marketing.

Após um diagnóstico inicial, elaborei planos de trabalho para as duas áreas do comercial dessa empresa: o comercial da editora e a rede de livrarias (Livraria Santuário) composta de 5 lojas em Aparecida e 1 em São Paulo, na época (atualmente há loja em Araraquara e abriremos em outubro uma loja em Ribeirão Preto). Eis algumas das principais atividades desenvolvidas nesse tempo sob minha coordenação:

·               Profundo levantamento (diagnóstico) da área;
·               Atualização e modernização da identidade visual da empresa, com troca de logomarca;
·               Elaboração dos Planejamentos Anuais de Comunicação e Marketing;
·               Implantação do departamento de marketing da empresa;
·               Criação de um conceito mais moderno para as lojas;
·               Modernização das lojas de Aparecida;
·               Abertura da nova loja em Araraquara;
·               Lançamento dos eBooks da Editora.

Claro que a lista acima é bem resumida, mas o importante é que todo o trabalho realizado gera resultados e os que pude experimentar nesse meu ciclo, me deixam com a sensação de grande satisfação.

Logo após o final do meu diagnóstico, elaborei o plano de trabalho para o departamento comercial da Editora, mas ele não foi implantado. Vários motivos levaram a que muito pouco (quase nada) fosse, de verdade, implantado. Isso levou a um resultado, em 2010, bem abaixo do esperado (ver gráfico abaixo). Para 2011, a situação mudou e muito do plano começou a ser colocado em prática. O resultado mudou, como se pode ver:



O plano implementado contribui para superar a meta de crescimento traçada (17,5%) em 2011. Vale observar que a empresa não tinha meta em 2009 (implantei isso em 2010). 

Na área de livrarias a performance foi ainda melhor. Desde o início de 2010, o plano recomendado virou o plano de ação daquele ano e foi sendo implantado com a ajuda da equipe. Os resultados começaram a aparecer naquele mesmo ano:



Se compararmos as vendas alcançadas agora em 2011 com 2009, as variações chegam a 33,1% no comercial da Editora, que quase recupera a “meta perdida” de 2010 e a incríveis 85% nas Livrarias.



Um capítulo especial dessa análise, devo fazer para o projeto de eBooks.

Logo no início de 2010, antes mesmo do lançamento do iPad nos Estados Unidos, recomendei à diretoria lançarmos livros nesse formato. Identifiquei os melhores títulos, busquei fornecedores, aprofundei o conhecimento no assunto e em novembro, exatamente na semana em que a Editora completava 110 anos de existência, disponibilizamos na AMAZON o 1o título. Como estratégia de marketing, foi mesmo um grande passo: a mais antiga e tradicional editora católica, que sempre atuou em segmentos (e com produtos) muito conservadores e específicos, saía na vanguarda do mercado editorial brasileiro, lançando um livro em eBook.

A importância disso é grande, pois várias empresas decidiram colocar arquivos PDF como eBooks e isso não é, no meu modo de ver, o recomendável. Para oferecer uma completa e satisfatória experiência de leitura ao cliente, o indicado é livro digital com arquivo em formato dinâmico, como o ePub. E assim fizemos todos os da Editora Santuário (até agora).

Desde então, insisti no projeto, coordenei as ações internas na empresa para aumentar a oferta de títulos, negociei com livrarias virtuais e atualmente a editora oferece mais de 40 obras. A recompensa veio em Fevereiro/2011 quando todos foram surpreendidos com a publicação do nome da empresa no ranking de best-sellers do jornal O GLOBO. Era começo de fevereiro e lá estava, estampado em um ranking de mais vendidos, de um dos maiores jornais nacionais, o nome da Editora tão tradicional. Nunca isso havia acontecido em seus 110 anos !

É claro que a Editora Santuário tem enorme tradição e presença no mercado, mas sempre se destacou dentro do nicho que atua. Agora, com esse acontecimento, ela começa a se destacar entre todas as editoras do Brasil.

Essa presença no ranking  foi ampliada para o ranking do jornal FOLHA DE SÃO PAULO e depois para o ranking da LIVRARIA CULTURA. Nesse último, a obra “Como lidar com pessoas difíceis...a começar por mim” permaneceu entre as mais vendidas (chegou a ser a número 1 !) até o início de agosto/2011 (depois, ficou fora algumas semanas desse ranking, mas já voltou – na semana de 29/08 a 4/09, o livro é o 5o mais vendido entre os eBooks na CULTURA !).

Antes desse “sub”-ciclo na Editora, estive por 2 anos no Santuário Nacional onde também conduzi importantes projetos. O Santuário, que recebe mais de 10 milhões de visitantes por ano, apresenta um enorme potencial de negócios e durante minha gestão no departamento comercial, entre outras atividades, estive à frente de:

·               Profundo levantamento (diagnóstico) da área;
·               Implantação da CASA DO PÃO, a lanchonete no sub-solo (que chega a emitir mais de 6.000 tickets em um final de semana);
·               Projeto e implantação da CASA DAS VELAS, a loja oficial do Santuário (que chega a emitir mais de 10.000 tickets em um final de semana);
·               Gestão de equipe com mais de 110 pessoas, nas operações comerciais;
·               Implantação do Planejamento Anual de Comunicação Comercial.

Nessa etapa também consegui resultados que me orgulho e o principal deles, está representado no gráfico abaixo que mostra o aumento das receitas da área sob minha gestão:



Com o final desse ciclo de dedicação exclusiva, parto para novos projetos, esperando ter a oportunidade de desenvolver tanta coisa como nesses 4 anos e meio.


3 comentários:

  1. Fala Cassio,

    parabéns pelos resultados!

    Boa sorte!

    Abraço,

    Henrique

    ResponderExcluir
  2. Quem mais teria a responsabilidade, visão e profissionalismo para adjunto à sensibilidade da visão gerencial e empreendedora que você possui, coordenar tantos ótimos projetos como estes??? Nós tivemos o prazer de trabalhar com o único que conhecemos!!! Obrigado por fazer de nós ajudantes, de alguma forma ainda que pequena, desta sua caminhada!!! Sucesso sempre!!! Estamos contigo!!! Te admiramos amigo! Grande abraço!

    ResponderExcluir