Hoje tive uma experiência bem legal que achei válido compartilhar aqui nesse espaço. Fui à Santos para uma reunião na FAMS - FUNDAÇÃO ARQUIVO E MEMÓRIA DE SANTOS, órgão ligado à administração municipal, responsável pela guarda e arquivo da memória daquela importante cidade Brasileira.
Era uma reunião para discutir a possibilidade de um projeto bem legal, mas ao chegar fiquei surpreso com o local da Fundação.
Localizada no centro histórico da cidade, a FAMS fica no outeiro de Santa Catarina. "Outeiro" vem do latim e significa uma pequena ondulação no terreno. Como mostram as fotos abaixo, da sede da FAMS, essa elevação não tem nada de "pequena"; é bem alta. Nesse mesmo local, sobre essa mesma rocha, entre 1545 e 1547, foi fundada a Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos, pelo português Brás Cubas. A Santa Casa foi ali instalada para atender a população do vilarejo. O local e Santa Casa são a origem da cidade.
Para quem estiver visitando a cidade, vale a pena dar uma passada para conhecer mais sobre o assunto. Bem na entrada da área pública da FAMS, há uma maquete que mostra a cidade nos anos 1800, acompanhada de audio visual sobre o assunto. Vale a pena visitar.
Eis as fotos que fiz no local:
Vista da fachada da FAMS
Outra vista da fachada da FAMS.
Passagem encravada na pedra.
Maquete da Vila de Santos no início dos anos 1800 com a vista do outeiro de Santa Catarina em primeiro plano.
A Santa Casa não foi construída sobre a rocha. Até porque seria ipossível levar doentes para cima do morro. A Santa Casa foi construída nas proximidades do outeiro, que significa pequeno morro.....
ResponderExcluir