quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

SOCIAL MARKETING - CADA VEZ MAIS IMPORTANTE


Uma das manias mais atuais está relacionada ao “universo” das midias sociais. Esse fenômeno que teve um “certo início” com o Orkut e uma enorme explosão com o Facebook, vem tomando cada vez mais corpo, especialmente no mundo dos negócios. Claro, afinal o “mundo dos negócios” segue as tendências dos consumidores. O site que serve de base para esse artigo é o http://www.jeffbullas.com/2011/11/28/social-media-marketing-10-inspiring-infographics/#DzXJO2PkMar5JumG.99 , com infográficos muito legais sobre o assunto. Mas vamos a um resumo introdutório.

Em 2011, o marketing de mídia social já era a forma mais eficiente de certos produtos e marcas se comunicarem com seus clientes e targets, causando bem mais impacto do que os meios tradicionais. Google+ foi lançado (com um investimento de mais de US $ 500 milhões em custos de desenvolvimento), o Twitter tornou-se incorporado no novo iPhone da Apple 4s enquanto os blogs não morreram.

O Facebook ultrapassou 800 milhões de usuários (atualmente já superou a casa do bilhão de usuários) e o Twitter continuou sua trajetória ascendente.

A obsessão do mundo, com qualquer coisa online,  tem gerado cada vez mais negócios e isso tem uma explicação: foco e interatividade. As redes sociais atuam como grandes comunidades e sua base de sustentação e atratividade é a interação entre seus membros. Outra vantagem desse tipo de marketing é a viralização (a capacidade de propagação muito rápida na rede). Isso tudo torna a ferramenta cada vez mais usada pelas grandes marcas e empresas. Também o fato de permitir conversar diretamente com nichos, o que para certos produtos e marcas faz toda a diferença.

No link que apresentei acima (e também na fonte, abaixo) são apresentados alguns infográficos que simplificam a apresentação dos fatos e números do Facebook, Twittter, LinkedIn, SEO, StumbleUpon  e Tumblr e mostram as implicações dessas mídias sociais para os produtos e marcas. 

Todo executivo de marketing deve, pelo menos conhecer isso. Espero que aproveitem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário