segunda-feira, 22 de agosto de 2011

MAIS UM PROJETO - REFORMA DAS LIVRARIAS SANTUÁRIO


Entre as atividades desenvolvidas aqui em Aparecida, para a Congregação do Santíssimo Redentor, uma das mais recentes (e estressantes) foi a completa reforma das 5 (cinco) lojas da LIVRARIA SANTUÁRIO existentes na cidade de Aparecida.

Com a primeira loja inaugurada nos anos 1920, as Livrarias funcionam como o principal canal de venda (próprio) da Editora Santuário. Ao longo dos anos, a rede foi crescendo e conta atualmente com as seguintes lojas: a matriz, na Praça Central da Cidade, ao lado da Basílica antiga (chamada atualmente de Matriz Basílica), uma loja no Centro de Apoio ao Romeiro (o Shopping que fica dentro do Santuário Nacional), duas lojas no sub-solo do Santuário Nacional (uma grande e uma pequena) e a última, que fica no começo da Passarela que liga a Basílica Nova e o centro da cidade.

Nesse projeto eu tinha um grande desafio que era fazer a reforma de todas as lojas em tempo de aproveitar o início da alta temporada. As coisas aqui em Aparecida tem uma enorme sazonalidade. Para dar uma idéia, o primeiro semestre representa aproximadamente 30% das vendas, o segundo semestre 60% e apenas o mês de Julho, os 10% restantes. É muita coisa e não podia perder essa venda.

Depois de termos os projetos aprovados, fomos à execução e tínhamos 6 semanas para reformar as 5 lojas. Deixamos a maior (matriz) por último e pusemos "mãos à obra", literalmente.

Contando com uma equipe de arquitetos e operários muito comprometidos, além de fornecedores muito sérios (marcenaria, iluminação e comunicação visual), tudo saiu dentro do plano. Claro que um pouco de atraso aconteceu, mas nada que comprometesse tanto assim.

Com a entrega das lojas, o resultado veio imediatamente. Nos primeiros dias de operação das "novas lojas", constatamos vendas bem acima da média do crescimento acumulado até a data.

Nossa preocupação no projeto dessas "novas lojas" era clarear o ambiente, atualizar o conceito das lojas, facilitar o acesso do cliente à mercadoria, permitir maior interação do cliente com o produto exposto. Antes tínhamos muita mercadoria "confinada", dependendo do nosso vendedor "ir buscar"; agora tudo está ao alcance das mãos do cliente. Também passamos a contar com terminais de consulta de preço nas lojas (como em supermercados), facilitando ainda mais ao cliente saber o preço das mercadorias.

Veja abaixo os detalhes de como eram as lojas e como elas ficaram:














E a grande novidade, que atraiu atenção inclusive dos lojistas do centro de Aparecida, foi a comunicação visual planejada para a noite. Assim ficou a fachada da loja no período noturno:


Espero que quando tenham oportunidade, visitem Aparecida e venham conhecer as novas lojas. Esse foi mais um projeto que me orgulho entre os que desenvolvi durante essa minha jornada de 4 anos e meio por aqui. Abs....







Nenhum comentário:

Postar um comentário