segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

CICLOFAIXA DE SP - VALE A PENA, MUITO LEGAL

Ontem fui experimentar a CICLOFAIXA de São Paulo. Como ciclista, fixo muito feliz em saber que existem movimentos como esse, que podem aumentar e criar novos espaços para andar de bicicleta, com segurança.

Confesso que tinha minhas dúvidas quanto a eficiência da organização dessa idéia, mas fiquei maravilhado com o que encontrei. Cheguei por volta de 10:30 e pedalei por quase 2:00hs, fazendo o trajeto inteiro. Comecei no Parque do Povo, subi a JK, entrei na Helio, virei à direita em direção ao Parque das Bicicletas e voltei até a frente do Ibirapuera (na altura da JK), fiz o retorno em direção à Helio e voltei pelo mesmo caminho.

Essa "volta completa" deu mais de 10kms, uma distância que achei bem legal. O dia estava bem quente e a CICLO FAIXA lotada.

O pessoal da organização (Prefeitura incluído) está de parabéns. Muito bem sinalizada, bem demarcada, vários veículos e agentes da CET ao longo do percurso para evitar que motoristas não respeitem e "sinalizadores oficiais" da CICLO FAIXA em todos os cruzamentos para orientar os ciclistas a parar nos semáforos. Realmente uma organização de primeiro mundo. Parabéns !

Mesmo para quem está acostumado a treinar de bike em estradas, o passeio vale a pena. Não se pode pensar em velocidade média, é claro, pois são muitos cruzamentos para parar e a quase totalidade das pessoas está lá para passear mesmo. Quem não tiver a "neura" de velocidade média, deve experimentar. Gostei muito e vou colocar esse passeio em minha agenda permanentemente.

Achei muito legal a iniciativa do gerente da Brasilwagen, uma revenda Volks na Hélio, que aproveitou o intenso calor e fez uma interessante ação de marketing: colocou demonstradoras, uniformizadas, distribuindo copos de água gelada para o pessoal. Muito boa idéia. Fixou a presença da loja na cabeça de todos que por lá passaram ontem.

Acho que vale alertar com relação às crianças pequenas. Muitos pais levam seus filhos (alguns bem pequenos mesmo !) para andar de bicicleta pela FAIXA e isso , na minha opinião, se mostrou meio perigoso. Achei perigoso para quem vem atrás (pois as crianças não conseguem andar em linha reta, e isso pode ocasionar acidente), também acho (muito !) perigoso para as próprias crianças pois, afinal de contas, a FAIXA está montada no meio de avenidas que passam carros em (certa) velocidade. Como a separação é feita apenas por cones de borracha, qualquer descuido da criança pode causar um acidente até fatal.

Para finalizar, acho que vale insistir em campanhas de consciência pela pedalada segura, usando capacete e óculos. Vi a maioria das pessoas sem esses equipamentos, especialmente o capacete. Além de levar água para hidratação, esses equipamentos devem ser foco de constante campanha.

Como disse, fiquei encantando. Parabéns à todos e continuem ampliando as possibilidades de pedal na cidade. Domingo que vem vou de novo. Abs....

Nenhum comentário:

Postar um comentário