quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

COMO PERDER CLIENTES – UM CASE BRASTEMP

Parte como desabafo e parte como um case de marketing, escrevo para contar os absurdos que uma empresa com marca tão reconhecida como a BRASTEMP faz com seus clientes.

Recentemente tive problemas em meu fogão (BRASTEMP) de aproximadamente 5 anos, em minha geladeira (BRASTEMP) de aproximadamente 10 anos e também na máquina lava-louça (BRASTEMP), dessa mesma idade. Todos esses equipamentos quebraram e segundo fui informado não existem mais peças para conserta-los. Essa constatação foi a 1ª que me chamou atenção, mas vamos em frente.

Depois de lutar com medidas, especificações, pesquisar preços e tudo mais, constatei uma inacreditável situação. As geladeiras novas tem configuração muito diferente das mais antigas. Hoje em dia elas são mais estreitas e mais altas. Dessa forma, para manter a mesma “litragem”, o novo equipamento seria mais alto. Mas não existe mais a “mesma litragem” e por isso o consumidor deve escolher entre um upgrade para maior litragem ou downgrade para menor litragem. Claro que escolhi aumentar, mesmo que muito pouco.

Dessa forma, escolhido o equipamento que ficasse mais próximo de minha realidade, constato que ele não cabe na minha cozinha. Assim como, imagino, muitos consumidores, tenho uma cozinha planejada com um nicho para encaixar a geladeira. Como “as mentes brilhantes” da BRASTEMP aumentaram a altura do equipamento, seria obrigado a quebrar minha cozinha para encaixar a nova geladeira. Resultado mais lógico (e econômico), trocar a marca de geladeira !

Como tenho uma chef de cozinha em casa, decidimos investir no fogão mais Premium da linha oferecida pela BRASTEMP, com forno diferenciado e acabamentos semi-profissionais. Medimos nicho, conferimos tudo e compramos, achando que tínhamos acertado. Engano !

Na hora de fazer o agendamento para instalação, sou informado pela BRASTEMP que eles não instalam mais o fogão nas mesmas condições dos antigos. Segundo eles, “por medida de segurança” sou obrigado a chamar um pedreiro e um eletricista para mudar a tomada de local. Antes a tomada ficava embutida atrás do fogão, mas agora eles não fazem mais isso. O que concluímos com isso ? No meu modo de ver, que eles estão assumindo que os novos produtos são MENOS SEGUROS que os antigos. Há quase 15 anos moro no mesmo lugar, com fogão instalado no mesmo lugar, nas mesmas condições e nunca tive qualquer problema. Para quê mudar a não ser que o novo produto NÃO SEJA CONFIÁVEL ?

Mais dor de cabeça e mais despesa.

Finalmente a lava-louça. Quando comprei a nova tinha que decidir entre 110V e 220V, algo simples de se resolver pensei eu. Deixei o novo equipamento reservado na loja e fui olhar no antigo para ver a voltagem. Procurei em toda parte do equipamento e nada encontrei que indicasse a voltagem. Fui então nas fichas de manutenção da assistência técnica autorizada BRASTEMP e lá encontrei o cadastro de meu equipamento. Cadastro esse feito por eles !

Constatei ser 127V, como aparece na ficha e por isso comprei um equipamento 110V.

Esse tipo de equipamento a BRASTEMP não instala e por isso lá fui eu mesmo me virar (com a ajuda do zelador). Trocamos a tomada (pois agora tudo vem com as malditas novas tomadas que só servem no Brasil !) e antes de ligar a máquina, decidimos testar a voltagem da tomada. Para nossa surpresa era 220V.

Ou seja, o cadastro feito na autorizada BRASTEMP estava errado !

Se não checasse a voltagem teria destruído a nova lava-louça, um equipamento que não é nada barato.

Realmente, como vocês vêem, mesmo uma empresa supostamente marketing oriented age de uma forma tão pouco profissional em seus vários “pontos de contato”. Não deixa de ser um case.

Abs.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário