quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ELEIÇÕES


Há tempos estava para escrever esse post e vinha adiando. Agora há pouco, com a divulgação de mais uma pesquisa de intenção de votos, decidi faze-lo imediatamente.

Estou muito impressionado com o andamento da campanha eleitoral até esse momento. Não consigo acreditar nas pesquisas. Sério !

Já trabalhei com pesquisa de mercado, atuo em marketing há vários anos e sei como as coisas funcionam. Sei que existem empresas sérias e outras não. Entendo a validade do instrumento “pesquisa de mercado” e simplesmente não consigo acreditar nos números que vejo. A pesquisa de hoje, que me levou a escrever aqui, é de um dos mais sérios e respeitados institutos e por isso o meu espanto. Fosse um instituto desconhecido, aventureiro, acharia que era pesquisa comprada, manipulada. Mas esse não trabalha assim.

Porquê meu espanto ? Pelo óbvio.

Não consigo acreditar como um candidato praticamente desconhecido até poucos anos atrás, dependente do apoio do presidente, consegue até crescer em meio a uma enxurrada de denúncias. Não consigo entender a lógica dos entrevistados em manifestar apoio mesmo “sabendo” dos problemas. E não estou mais falando dos graves problemas que aconteceram há alguns anos, de grande repercussão nacional, motivo de CPI e tudo mais. Estou falando dos absurdos que tem sido levantados na imprensa nas últimas semanas.

Achar que o governo atual é “ótimo/bom”, achar que o governo fez um bom (até mesmo um excelente) trabalho nos últimos anos em certas áreas (entenda-se "economia"), eu concordo. Achar que o presidente é carismático, fala com o povo, eu concordo. Mas, daí a “transferir” essa popularidade e esse “apoio” da forma como tenho visto na campanha; me causa espanto.

Veja que nem estou defendendo o outro principal candidato, mas a conjuntura.

Existe, nessa campanha, nítida polarização entre dois candidatos, mas surgiram outros dois que tem apresentado idéias e posturas diferentes. Independente do radicalismo de um ou outro, são propostas diferentes, novas. Será que ninguém mesmo se interessa por eles ? Será mesmo que, mesmo depois deles “aparecerem”e darem seus recados, não ganharam nenhum novo simpatizante às suas idéias ?

Sinceramente acho muito estranho e vou ter, assim como outros brasileiros, esperar a grande, verdadeira e única “pesquisa real”: a do dia 3.

Outra coisa que não posso deixar de comentar é o que vejo e ouço nos programas eleitorais. Ah, isso mesmo: eu vejo sim e ouço sim o programa eleitoral. Talvez não por opção, mas por falta de opção quando estou dirigindo na estrada ou sem outra coisa para ver na TV.

A campanha está “incrível” pois apresenta uma série de barbaridades.

Primeiro tem os nomes. Checando a lista oficial (site do TRE) dos candidatos a Deputado Estadual de São Paulo, me deparei com várias curiosidades. Tem o candidato engraxate, o encanador, bombeiro, protético, da lotação, e assim por diante; mas os nomes registrados que mais me chamaram atenção foram : AMARILDO JORNAL CLASSIFICADOS, CANDIDATO DO GRANDE DEUS, CARECA NELES, DIOLINDA SEM TERRA, EZEQUIAS - VAI CHOVER, FERRAZ VAI CHOVER, FORDINHO, GABRIELZINHO O COLEGUINHA, GORDINHO DA PAZ, GUERREIRA, INDIO DE CUMBICA, JOEL DA AMBULANCIA PLATINADA, MARIA IMOBILIARIA, MARISA PORRETA, MESTRE, MIGUEL DA 3aIDADE, MISSIONARIA GLORIA OH GLORIA, PALHACINHO PIMPAO, PALHACO PIROLETA, PELE PROBLEMA, PSIU SOU HANARIO, ROBSON O BELLO, SEIMIR O HOMEM NATUREZA, TONHO SOM DE CRISTAL, TONINHO CAMPANHA, TONINHO O DESCONHECIDO, VALMIR OLHO DE LOBO, VITROLINHA e WADO DJ - JEGUE DENTE DE OURO.

É curiosa a visão de marketing desses candidatos ao escolher esse nomes.

Outro ponto que chama atenção é quanto às plataformas. Os candidatos não se preocupam nem em enganar que estão preparados para o cargo que postulam. Tem candidato que se diz amigo de outro falecido e pede voto para continuar o trabalho do outro; tem candidato a deputado que promete colocar Metrô em determinada região (como se isso estivesse no âmbito da gestão do deputado), tem candidato que pede apenas para a gente “votar com prazer”, tem candidato ex-jogador de futebol que acha que porque fez gols para um grande time, vai “fazer gols” na vida pública, tem candidato até que pede para não receber votos, pois não queria ser candidato mas o partido o colocou lá. Mas de tudo, depois de várias eleições que já vi e participei (até mesmo trabalhei como mesário, cumprindo minha “missão cívica” !)sou quase obrigado a concordar com um deles, muito “engraçadinho” que ao pedir voto avisa “Pior que ta não fica.”.

Triste saber que ele está enganado. A cada eleição tenho visto que, de fato, fica sim.

Que todos nós pensemos bem na hora de votar e boa sorte Brasil.



Lista completa de candidatos a todos os cargos no site http://www.tre-sp.gov.br/eleicoes/2010/index.html# em “candidaturas” e depois em “divulgação de candidaturas”.

Fonte da imagem: http://www.bicodocorvo.com.br/wp-content/uploads/2009/07/eleições_2010-1.jpg



Nenhum comentário:

Postar um comentário