terça-feira, 28 de setembro de 2010

TRISTE NOTÍCIA - JURE ROBIC



Acabo de receber a notícia do acidente que tirou a vida de JURE ROBIC, o ciclista mais “casca grossa” que já ouvi falar e tive o prazer de ver pedalar ao vivo e ao meu lado.

É claro que respeito e reconheço as realizações de Lance Armstrong, o mais famoso e badalado ciclista, mas tive a satisfação de participar ao lado do Jure Robic na Race Across America de 2004 e vi o quanto esse cara era bom.

A Race Across America é a mais longa e difícil prova de resistência do mundo e acontece todo ano nos Estados Unidos, percorrendo (sem parar) mais de 4.000 kms. Quando a fiz, em 2004, participei em uma equipe de 4 ciclistas e foi muito duro. Pedalamos por 7 dias, 2 horas e 30 minutos para completar a prova e pouco tempo depois de cruzarmos a linha de chegada (talvez 1:00/1:30hs), Jure Robic cruzava e vencia a prova na categoria solo naquele ano. Jure vinha de uma prova em 2003 quando foi eleito Rookie of the year, ou, “o estreante do ano”, pois já em sua primeira participação, arrasou.

Para quem já fez um RAAM, sabe a dificuldade que é pedalar nas montanhas, no deserto e nas planícies sem fim (e algumas vezes sem curva) dessa prova.

Jure Robic era considerado o melhor ciclista de resistência do mundo, tendo conquistado mais de 100 vitórias em sua carreira, entre elas, venceu cinco vezes a Race Across America (em 2004, 2005, 2007, 2008 e 2010), por três vezes o Race Across Slovenia, por duas vezes o Le Tour Direct (que percorre praticamente o mesmo trecho do Tour de France, mas é feito sem parar !) e recentemente venceu o Tourtour na Suíça.

Escolhido diversas vezes atleta do ano em seu país, Robic recebeu prêmios de fair play e era soldado do exército esloveno.

Segundo agencia de notícia, ele morreu na última sexta-feira, dia 24/set/2010, atropelado por um carro perto de sua cidade natal, Jesenice, na Eslovênia. Estava com 45 anos e treinava em uma trilha por dentro de uma floresta, quando atravessou uma estrada e colidiu com um veículo guiado por um morador da região de 55 anos.

Autoridades médicas chegaram ao local minutos depois, mas já encontraram o ciclista sem vida. Segundo o jornal esloveno Delo, o acidente será investigado pela promotoria local.

Jure Robic deixa esposa e filho que estava nascendo exatamente naquele ano de 2004, tanto que quando ele subiu ao pódio para receber a medalha, recebeu um celular com sua esposa grávida do outro lado da linha para cumprimenta-lo.

Nossas orações ficam com ele e seus familiares e essa trágica notícia nos lembra o quão perigoso é esse esporte que praticamos e por isso deve ser praticado com o máximo de segurança, equipamentos adequados e, acima de tudo, cuidado redobrado por parte do ciclista. Respeitando as regras de trânsito, pedalando com atenção e lembrando que na “disputa” com carro, ônibus e caminhão, sempre o ciclista vai levar a pior.

A foto abaixo foi feita por nossa equipe, em 2004, na linha de chegada, quando ele venceu a RAAM pela 1a vez.

Jure Robic logo ao vencer a Race Across America em 2004

Fonte da imagem e parte do texto: http://esportes.terra.com.br/noticias/0,,OI4697023-EI1137,00-Idolo+do+ciclismo+morre+atropelado+na+Eslovenia.html, http://pt.wikipedia.org/wiki/Eslovénia, foto da chegada do RAAM 2004 de Fernanda Paradizo e também o boletim News from Race Across America de 27/set/10


Nenhum comentário:

Postar um comentário