sexta-feira, 15 de outubro de 2010

MERCEARIA PARAOPEBA - UM CASE DE VAREJO


Segundo o portal Itabirito Cultural (http://www.itabiritocultural.com.br/site/itabirito.php), o município de Itabirito está localizado na Região Metalúrgica de Minas Gerais, a 55 km de Belo Horizonte e a 45 km de Ouro Preto. É cortado pela Rodovia dos Inconfidentes e ladeado por importantes municípios do Circuito do Ouro, como Nova Lima, Mariana, Santa Bárbara, Catas Altas, Barão de Cocais, Ouro Branco e Congonhas.

Fundado em 1706, segundo o historiador Augusto de Lima Junior, o lugarejo (que já foi um distrito de Vila Rica) teve vários nomes, como Itaubyra do Rio de Janeiro e Itabira do Campo, até chegar à atual nomenclatura, obtida em 1923, quando teve sua emancipação política. Em 2009, Itabirito tinha aproximadamente 45 mil habitantes, espalhados pela sede e por seus três distritos: Acuruí, São Gonçalo do Bação e São Gonçalo do Monte.

Sua economia está atrelada à mineração, desde o ciclo do ouro ao minério de ferro. Mas também contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento industrial de Minas Gerais, sendo inclusive o berço da siderurgia nacional.

Há, no município, edifícios históricos que atestam a passagem do tempo. Altares barrocos, construções coloniais, prédios neoclássicos e influências do modernismo. Acompanhando este ecletismo, desenvolveu-se um povo com propensões artísticas, em especial na área musical. Mas há também representantes de outras categorias artísticas, como a pintura, as artes cênicas, fotografia, artesanato, entre outras atividades.

É a terra de importantes personalidades, como o técnico de futebol Telê Santana, homenageado com uma estátua em uma de suas praças principais. Por aqui também viveu Anna Amélia Queiroz Carneiro de Mendonça, a poetisa da “alma de cristal”. O economista Claudio Moura Castro, articulista da revista Veja e um dos mais importantes nomes da educação brasileira, sempre é visto na cidade onde passou a infância.

O grande diferencial deste município é o caráter empreendedor de seus habitantes, que conheceram desde os primórdios a importância do associativismo para a melhoria da qualidade de vida do seu povo.

Foi a população que construiu, por exemplo, o hospital, a creche, o asilo e outros edifícios fundamentais para o seu cotidiano.

Mas você deve estar se perguntando porquê de tudo isso. Porquê nesse blog que tem outros interesses.

A resposta é simples: varejo.

Recentemente tomei conhecimento de um case muito interessante envolvendo a MERCEARIA PARAOPEBA. Trata-se de um ponto de venda, bastante antigo, que vem passado de geração para geração. A Mercearia é um case tão diferenciado que o diretor de cinema Rusty Marcellini* escreveu em seu blog**:

“Durante a escrita de meu primeiro livro, Caminhos do Sabor - Estrada Real, uma das histórias mais encantadoras que descobri foi a da Mercearia Paraopeba, em Itabirito, MG.

Através de Seu Juca e Roninho, pai e filho, percebi que este armazém não é apenas um lugar que vende produtos diferenciados, mas também um exemplo de como viver em comunidade.

Quando meu amigo Pepe me fez a proposta de fazer um vídeo sobre uma das histórias de meus livros, imediatamente escolhi a da Mercearia Paraopeba.”

O vídeo vale a pena ser visto. São 7 minutos e pouco de uma aula, muito interessante, sobre gestão de varejo. Note que esse case apresenta conceitos de :

-        Definição de Mix de Produtos
-        CRM e Programa de Relacionamento
-        Responsabilidade Social
-        Sucessão familiar

De todos esses conceitos, sem dúvida, os dois últimos são os que mais me encantaram.

Em uma época de grandes grupos varejistas brigando para conquistar novos clientes e sem saber ao certo como manter os atuais, um exemplo como esse deveria ser estudado mais de perto !

Aproveitem....





*profissional formado em cinema e em roteiro pela Minneapolis Community and Technical College, E.U.A. / Autor e fotógrafo da série de livros Caminhos do Sabor (ed. Autêntica) / Colunista de gastronomia do jornal O Tempo, Belo Horizonte / Autor e fotógrafo do site Brasil Sabor -www.brasilsabor.com.br)- Consultor gastronômico e Comentarista de gastronomia da rádio CBN/BH.

**http://rustymarcellini.blogspot.com/2009/07/um-armazem-das-antigas.html

Fonte do video: http://www.youtube.com/watch?v=aUiWgtIGJwU 

Um comentário:

  1. neste link tem um clipe desta mercearia, com uma banda da mesma cidade que se chama cachaça com arnica: http://www.youtube.com/watch?v=WHqwC3Rp-FA

    ResponderExcluir