segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

SUPER BOWL - SUPER EVENTO - SUPER JOGO - SUPER COMERCIAIS



Ontem  (domingo, 6/fevereiro/11) foi a noite do Super Bowl, a grande final do futebol Americano. O jogo foi bem emocionante e acabou dando mais um título ao Green Bay Packers. Eles derrotaram o Pittsburg Steelers por 31 a 25.

Segundo o Site do Globo Esporte, essa 45ª edição do Super Bowl foi o programa mais assistido da história da televisão americana. A transmissão foi vista por 162,9 milhões de pessoas, um recorde, de acordo com a empresa de mídia Nilson Company. Ainda segundo o site, a partida desse domingo superou em 9,5 milhões de pessoas a audiência do ano passado, quando a final foi vista por 153,4 milhões.

Já o site da NFL (liga oficial) informa um público de 111 milhões, acima portanto dos 106,5 milhões do ano passado (acredito que a diferença de números, seja em função de um deles considerar a audiência global e a outra apenas nos Estados Unidos).

Como escrevi em post no ano passado, o dia do Super Bowl é quando as empresas mais tem problema de freqüência de seus funcionários escalados para o trabalho. É o dia com maior incidência de “aviso de doença” para não comparecer (e poder ver o jogo). Essa é apenas 1 de várias curiosidades desse dia tão especial para os norte americanos.

O Green Bay Packers conquistou o título  depois de 14 anos de jejum. A partida foi disputada no Cowboys Stadium (que abriga os jogos do Dallas, um dos maiores, mais modernos, mais bonitos e mais caros estádios dos Estados Unidos – custou US$ 2 bilhões !), e os Packers contaram com grande atuação de Aaron Rodgers (quarter back), escolhido como MVP da noite.

Uma curiosidade foi que Christina Aguilera, escalada para cantar o hino, errou. Isso mesmo. Da mesma forma que uma famosa cantora brasileira “aprontou” ao cantar nosso hino, Christina em um dos momentos de maior atenção do povo, na abertura do evento, “pisou na bola” feio.

Mas não é só de futebol que se trata essa noite especial para os americanos. O mundo do marketing também volta suas atenções para o evento. Com o comercial mais caro da TV, as empresas usam os intervalos do jogo para lançar novas campanhas e se tornar referencia de criatividade; pelo menos até o Super Bowl do ano que vem.

O custo de anunciar no evento é muito alto. Esse ano, a FOX TV cobrou US$ 3 milhões pelo insert de 30 segundos. Alem de trailers dos próximos lançamentos de Hollywood, a noite foi repleta de filmes inteligentes, criativos e engraçadinhos.

Os comerciais podem ser vistos em :



No site, http://superbowlads.fanhouse.com/2011/ foi feita uma lista dos “10 mais”, composta pelos seguintes filmes:

TOP 2011 COMMERCIALS

Bridgestone: Beaver
Volkswagen: Darth Vader Kid
Doritos: House Sitting
Doritos: Pug
CareerBuilder.com: Chimps
Coca Cola: Dragon
Best Buy: Ozzy Osbourne and Justin Bieber
Bud Light: Dog Party
NFL.com: TV Favorites
Volkswagen: Black Beetle

Particularmente gostei muito dos filmes da Bridgestone (todos), muito bom o Carreer Builder com os macacos (às vezes, dependendo de onde trabalhamos, ficamos exatamente com essa impressão !), Dog Party da Bud Light e Black Beetle. Isso só para citar os que gostei e que estão nessa lista. Assistir à todos é um excelente investimento do seu tempo e você vai descobrir muitos outros legais (o da Coca Cola no velho oeste é um desses que também gostei muito).

Abraços...



Fontes:
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2011/02/visto-por-1629-milhoes-super-bowl-bate-recorde-na-televisao-americana.html, http://superbowlads.fanhouse.com/2011/ ,  http://www.onlineusanews.com/wp-content/uploads/2011/01/Green-Bay-Packers.jpg , http://www.sportsnewscaster.com/wp-content/uploads/2011/02/Super-Bowl-XLV.jpg , http://www.nfl.com/videos/nfl-super-bowl-commercials?icampaign=VG_635_SB45_commercials , http://www.nfl.com/superbowl/story/09000d5d81e314b4/article/super-bowl-sets-american-tv-record-with-111-million-viewers?module=HP_headlines



Nenhum comentário:

Postar um comentário