sexta-feira, 3 de agosto de 2012

ERRAR É HUMANO, MAS DÁ PARA EVITAR.


Faz um certo tempo que não venho aqui escrever sobre aspectos relacionados ao ambiente corporativo, relação entre pessoas, etc. Por isso escolhi esse texto do Prof. Marcos Morita que aborda erros comuns de profissionais mal sucedidos. Algumas dessas dicas são bem comuns e, mesmo sabendo, acabamos cometendo. Vale como lembrete. Aproveitem.

Os 7 erros mais comuns de um profissional mal sucedido

O autor diz que já escreveu diversos artigos sobre liderança, concentrando, em geral, nos escalões mais altos, tais como gerência e diretoria. Nesse texto ele propõe  mudar um pouco o foco, atendendo a hierarquia de maneira mais generalizada, apontando dicas para que um novo funcionário, seja em outra área ou empresa, possa se destacar frente a seus colegas de trabalho.

Essas são sete dicas do que NÃO fazer para se dar bem em qualquer ambiente corporativo.

1.Cuidar somente do próprio quintal:

duvido quem nunca tenha escutado a célebre frase: "isto não é minha responsabilidade". Apesar dos colegas que abusam da boa vontade dos bem intencionados, dispará-la ao primeiro questionamento não é a melhor atitude.

Avalie e veja realmente se o problema não é de sua alçada, assim poderá colaborar.

2.Ter medo de errar:

compartilho a frase que ouvi de diversos gestores: "prefiro os que erram por fazer aos que não fazem por medo de errar".

O erro, dentro de padrões aceitáveis, demonstra a pró-atividade do colaborador.

O gestor competente deve aproveitá-lo para apontar, corrigir a rota e sugerir melhorias. Isto não justifica persistir no erro, lembre-se.

3.Não querer se molhar:

imagine a situação: fechamento mensal de vendas em uma distribuidora numa sexta-feira, quase final do expediente. O frenesi toma conta de todos, cujo objetivo é fechar as metas propostas. Agendar uma sessão de acupuntura ou sair mais cedo para ir à praia, pode demonstrar que prefira ficar alheio.

Imagine quem não será lembrado em uma eventual promoção...

4.Trazer a farinha, não o bolo ou a receita:

conheço colaboradores que adoram trazer problemas para a chefia imediata, apresentando-os e cobrando sua resolução.

Saliento a estes que já tive diversos funcionários, os quais traziam o bolo pronto ou pelo menos algumas receitas para prepará-lo.  Infelizmente já não os tenho em minha equipe, uma vez que invariavelmente progrediram em suas carreiras.

5.Preferir o meio de campo:

apesar da importância em jogar pelo time, trazer resultados individuais certamente fará com que se destaque na equipe.  Engana-se que apenas os que trabalham em áreas de negócio ou em altas funções podem fazer a diferença.

Grandes sacadas surgem na linha de frente, a qual convive e vive os problemas dos clientes no dia a dia. Tenha idéias, sugira, implemente e divulgue-as.

6.Não ser político:

apesar das notícias podres do Planalto, algo pode ser aprendido com os nobres deputados e senadores.  Alianças e coligações devem fazer parte do seu dia a dia, independentemente do nível ou função.

Em situações de estresse e alta demanda, é o bom relacionamento que muitas vezes fará com que seu pedido seja atendido com prioridade por outro colega de trabalho.

7.Agir e não pensar:

não parar de tempos em tempos para avaliar suas atitudes e comportamentos pode ser um erro fatal.  O dia a dia opressor do mundo corporativo muitas vezes criam feridas, cujas cicatrizes nos deixam mais intolerantes e menos sensíveis.

Pare de vez em quando e converse com seu superior, colegas e subordinados de maneira aberta, solicitando que pontuem sobre suas atitudes e comportamentos.


Apesar da trivialidade dessas sugestões, há profissionais com currículos irretocáveis que não conseguem construir carreiras consistentes, pulando de empresa em empresa.

Há, por outro lado, pessoas simples e com baixa instrução formal, as quais, devido às características mencionadas, tornaram-se essenciais nos locais em que trabalham.

Quantas vezes você já não escolheu o restaurante pelo garçom ou a padaria pelo simpático atendente?

Pense nisto antes de tomar sua próxima atitude.

Sobre o autor: Graduado em Administração de Empresas (USP), Especialista pela EAESP - FGV e Mestre pela Universidade Presbiteriana Mackenzie na Área de Estratégia. Autor de dois livros: Pesquisa de Mercado e Marketing Digital, lançados em 2010 e 2011. Professor Associado no Mackenzie e Professor Tutor na FGV paras as Disciplinas: Planejamento Estratégico, Gestão de Serviços, Marketing Digital, Teorias Contemporâneas, Tópicos Avançados em Administração, Teorias da Organização, Inteligência de Negócios, Tópicos Avançados em Marketing e Pensamento Estratégico.


Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/os-7-erros-mais-comuns-de-um-profissional-mal-sucedido/63965/ (via http://wglucchesi.blogspot.com.br/) e imagem de http://static.portaleducacao.com.br/arquivos/imagens_noticias/12032012195653.JPG


Um comentário:

  1. Gostei do texto. Lembrei- me de Aline, da Cidade das Pirâmides, que diz: "Errar é humano, repetir o erro é fraqueza, continuar a repetir é burrice. http://www.deolhonomundo.com

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