terça-feira, 15 de março de 2011

BOM THRILLER LITERÁRIO

Mais um livro terminado. Dessa vez (de novo em eBook) foi O ÚLTIMO PAPA de Luis Miguel Rocha.

Uma das coisas bem legais de ler eBooks é descobrir (mesmo sem querer) livros diferentes e muito bons. Nesse caso, o livro (comprado na Amazon) trata da estranha morte do Papa João Paulo I, Albino Luciani. 

Segundo teorias já divulgadas, ele supostamente teria sido assassinado porque pretendia substituir membros da Cúria Romana, que estavam envolvidos em negócios de lavagem de dinheiro, com a Loja Maçonica P2. O Papa descobrira quem eram esses membros graças a uma lista criada por Carmine Mino Pecorelli, fundador de um semanário italiano, especialista em escândalos políticos. Este enviou a lista para o Vaticano, onde João Paulo I tomou a decisão de expulsar quem estivesse envolvido no assunto.

Em 2006, Valdemar Firenzi encontra essa lista e outros documentos relacionados nos Arquivos Secretos do Vaticano. Começa a ser perseguido e por isso e envia os documentos para várias pessoas, entre elas a sua afilhada e protagonista da história, Sarah Monteiro Brandão (isso mesmo, para minha grande surpresa, ela tem o mesmo sobrenome !!).

Quando Sarah, jornalista em Londres, regressa de umas férias em Portugal, encontra a lista enviada por Firenzi. Começa a ser perseguida por agentes da CIA, a qual está supostamente relacionada com a P2. Ajudada por Rafael, um homem misterioso (grande surpresa sobre ele no final do livro !), ela tem que fugir para sobreviver. Mesmo despreparada, mas sob sérias ameaças, Sarah se vê envolta com assassinos, perseguições, torturas, etc.

Realmente é um bom thriller mas com estilo de escrita bem diferente do que estamos acostumados. O livro é Português. O autor, Luís Miguel Rocha nascido no Porto em Fevereiro de 1976, é um escritor português que se tornou bestseller do New York Times em 2009. Começou a sua vida profissional como técnico da produtora que era responsável pelas missas da TVI, aos vinte anos de idade. Supervisionou roteiros para produtores ingleses e portugueses e foi tradutor de livros e contos já publicados. Atualmente, dedica-se apenas aos livros, que são sucessos internacionais.

É curioso ler um livro português pois temos que "interpretar" várias palavras bastante diferentes das que estamos acostumados (ecrã é tela de computador ou de TV, telemóvel é celular, auricular é fone de ouvido, carrinha é carro e assim por diante).



Fontes: Wikipedia, https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRLJ1H1wPXEcRqJJLgoKA2ebVE8_qs821lIGt2uHk5Hyq1rxuJgcbc7IFckM55FR3Z4swtuWeVpD0M2ZH5yALk41rADc5EyMC08C98iJ43IgOBfiz1-MS3FrWGmf5BLi_QbeAQUTro-QAn/s320/O+último+papa.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário