segunda-feira, 21 de março de 2011

KINOPLEX-MUITO PIOR QUE "MIOPIA" DE MARKETING; "BURRICE" DE MARKETING !

Uma regra "meio básica" de marketing é se diferenciar, especialmente quando seu negócio ou serviço tem grande concorrência. Se seu negócio ou serviço for daqueles que dependem do "repeat business", então é mais importante ainda se diferenciar. Foi por isso que o Shopping Cidade Jardim, em seu posicionamento ultra premium, quando abriu, diferenciou com as salas de cinema chamadas PREMIUM.  Nessa salas, patrocinadas pelo Bradesco, paga-se uma "fortuna" para assistir ao filme, mas em função de uma série de serviços agregados, tais como: bilheteria diferenciada, snack bar exclusivo, serviço dentro da sala, poltrona (MUITO) maior, melhor, forrada de couro, retrátil, menos gente na sala, espaço para circulação sem incomodar quem está sentado, entrada exclusiva, área de espera exclusiva, etc.

Percebe quanto "exclusiva" no parágrafo anterior ?

É por isso que, mesmo custando muito mais caro, desde que conheci a qualidade dos serviços agregados, virei fã.

Segundo a Wikipedia, somente na cidade de São Paulo, existem 297 salas (cidade de São Paulo ! Não estou incluindo nada da Grande São Paulo !) e partindo do pressuposto que todas oferecem o mesmo produto (o filme), há que criar diferenciação pois se não o fizer, a única razão de retenção de cliente será a comodidade pela proximidade.

Sábado fui conhecer o Shopping Vila Olimpia para assistir ao belíssimo filme, O discurso do rei na chamada sala premium do cinema de marca KINOPLEX e administrado pela SEVERIANO RIBEIRO e constatei um absurdo que, certamente, só vai conseguir enganar o cliente 1 única vez.

Junto com minha esposa compramos 1 inteira e  meia entrada, ao preço de R$ 73,50. Isso mesmo ! Na bilheteria o atendente informa que "há serviço na sala", mas o hall de entrada da sala premium (tamb'm patrocinada pelo Bradesco) e das outras é o mesmo. O snack bar também é conjunto, de maneira que mesmo quem não está na sala diferenciada (pagando R$ 73,50 !), tem acesso; resultado: mega-fila.

Fiquei meio tranquilo pois "sabia que tinha serviço na sala". Fui para a entrada e perguntei para a funcionária que controlava a entrada e ela me informa "--- O Sr tem que ficar na fila para comprar o que quiser e depois levamos lá para a sala.". Confesso que não entendi. Será que alguma criatura faz isso ? Fica na fila, paga e depois espera que alguém carregue as coisas para a sala ? Só se ele comprar uns 4 sacos de pipoca, caso contrário para quê ?

Ou seja, uma "falsa oferta de valor" ! Só para explicar a comparação, no Cidade Jardim, a garçonete te atende dentro da sala, ou no hall de espera do filme, tudo sem stress e sem fila.

Mesmo com pouco tempo para a sessão e com uma velocidade de atendimento ridícula, fiquei na fila pois queria comprar água. Ao chegar minha vez, fiz o pedido (1 água com gás e uma sem gás) e o atendente informa "---R$ 16,00 !". A justificativa é que as águas são importadas (Perrier com gás e Acqua Panna sem gás). Disse que queria marca nacional mesmo (Crystal ou Minalba) e a surpresa: NÃO TEM !

Os caras vendem um ingresso a R$ 73,50 (1 inteira e 1 meia !), te deixam na fila para comprar água e só oferecem água importada a R$ 8,00 a garrafa !!!!!!

No caso da água sem gás, a Acqua Panna vendida só tem 250mL. A R$ 8,00 !!!!! SOCORRO !!

Sinceramente não entendo a lógica mercadológica de uma coisa dessas. O único atributo que vejo como diferenciado é a burrice de agir na contra mão da prestação de serviço. No Cidade Jardim, onde essa "onda de diferenciação" começou, eles fazem tudo certinho, com categoria e realmente deixa o cliente com a sensação de ter gasto muito no ingresso, mas ter obtido retorno do investimento.

Srs do SEVERIANO RIBEIRO e do KINOPLEX VILA OLIMPIA, acordem !! Dêem uma estudadinha em práticas de retenção de clientes, analisem cases de sucesso mas mudem essa atitude burra e arrogante desse estabelecimento de vocês; caso contrário terão problemas para manter a operação.


Fonte: http://s3.amazonaws.com/kekanto_pics/pics/354/11354g.jpg, wikipedia

Um comentário: